quinta-feira, 19 de março de 2009

Boa Sorte!

No momento desse post eu tenho 22 anos. Estou na deliciosa faixa etária dos processos seletivos. Aquele período da sua vida que você larga a vida boa de só estudar e pedir dinheiro para sua mãe e vai atrás do ideal capitalista de sustentar suas vontades.

Eu optei por tentar ganhar a vida na área de Humanas, ou seja, essas profissões que se trabalha com pessoas que falam muito. Eu falo muito. Então os processos seletivos além de longos, são quase laboratórios de amizades relâmpago. Aqueles momentos que o cara te libera para uma água, mas você sabe que está sendo observado, então conversa e gesticula com todo mundo para mostrar que têm o perfil do contratante.

Aí, quando acaba aquela experiência única de se auto-elogiar, mostrar seus defeitos que são qualidades disfarçadas ("Eu sou perfecionista" é o típico defeito de todas as pessoas que fazem processos seletivos) e fazer dinâmicas de grupo ausentes de alguma lógica, você se despede dos seus melhores amigos dos últimos 40 minutos com um "Boa Sorte!"

Convenhamos... Se o cara realmente tiver a sorte que você desejou, ele vai ficar com o cargo que, por tanto almejar, fez você vestir aquela única roupinha arrumadinha que existe no seu guarda-roupa.

Não existe nada mais falso e politicamente correto que o "Boa Sorte!" depois de um processo seletivo. Você quer mais é que o cara se estrepe! Diz isso, mas pensa "Se ferrou, seu gago!", ou então "Essa filha da mãe falou o que eu ia falar na dinâmica primeiro que eu. Cachorra!". No máximo, no melhor dos corações, se continua a frase internamente com "Na próxima seleção, porque essa vaga é minha, meu bem!"

Acho que é isso. Ou então você quer que a pessoa tenha sorte, mas tanta sorte, que case com um Sultão multimilionário e não precise daquela reles vaguinha que paga bolsa, transporte e alimentação, deixando o caminho livre para você.
 
Creative Commons License
This blogger texts by Renata Sofia Santos Freire is licensed under a Creative Commons Atribuição-Vedada a Criação de Obras Derivadas 2.5 Brasil License.